sexta-feira, 27 de julho de 2018

Número de PMs candidatos cresce 74% em SP; em 2014, só 1 foi eleito...

Único PM da ativa que conseguiu ser eleito em 2014 por SP, Capitão Augusto (PR) comemorou votação de PEC a favor da redução da maioridade penal para 16 anos
Único PM da ativa que conseguiu ser eleito em 2014 por SP, Capitão Augusto (PR) comemorou votação de PEC a favor da redução da maioridade penal para 16 anos... 
O número de policiais militares que pediram afastamento à corporação para disputar as eleições subiu 74% este ano em relação a 2014. Quatro anos atrás, 38 PMs saíram candidatos em São Paulo, sendo 34 homens e quatro mulheres.

Apenas um se elegeu, para o cargo de deputado federal. Neste ano, devem ser 66 policiais da ativa na disputa: 54 homens e 12 mulheres. O levantamento feito pelo UOL tem como base os pedidos de descompatibilização feitos pelos policiais à corporação. 

Os dados foram publicados no DOE (Diário Oficial do Estado) e não inclui policiais aposentados. Se em 2014 a maioria dos PMs se filiou ao PDT para a disputa, que lançou 10 nomes para deputados federal e estadual, agora o partido que mais tem engajado os militares é o PSL, encabeçado pelo candidato a presidente, Jair Bolsonaro, e a senador, Major Olímpio.

A meta para este ano, segundo PMs que vão disputar o pleito de outubro, é de eleger em São Paulo ao menos cinco deputados estaduais, três deputados federais e um senador. Quatro anos atrás, o resultado foi muito inferior ao objetivo deste ano. 

Dos 38 policiais militares que pediram afastamento para disputar a eleição de 2014, apenas o capitão José Augusto Rosa (PR), lançado a deputado federal, conseguiu ser eleito, com 46.905 votos. Ele agora vai tentar a reeleição. Na campanha municipal de 2016, 112 policiais militares de São Paulo conseguiram se eleger vereador em cidades paulistas. 

Leia a matéria completa

Concurso da PM do Paraná tem 'masculinidade' como critério em avaliação psicológica

Homens e mulheres podem concorrer a 16 vagas para cadete. Edital diz que candidato 'não pode emocionar-se facilmente'; especialista...