quinta-feira, 28 de junho de 2018

PM morre durante confronto em operação no Morro dos Macacos, Zona Norte do Rio

Ruas que dão acesso ao morro foram fechadas ao tráfego (Foto: Guilherme Peixoto / TV Globo)

Foram registrados intensos tiroteios, e o Túnel Noel Rosa chegou a ser interditado ao tráfego. Ainda não há informações sobre presos e apreensões.


A Polícia Militar faz uma operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, na manhã desta quinta-feira (28). O sargento Jason da Costa Pinheiro, de 42 anos, foi baleado na cabeça durante a ação e morreu. Há relatos de tiroteios na região desde o fim da madrugada.

Imagens feitas por moradores mostram o momento do socorro do policial. Colegas ainda carregam o militar por uma das escadarias da comunidade na esperança de salvá-lo. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O sargento estava na corporação há 18 anos e deixa esposa e três filhas.
Também nesta quinta-feira, um policial militar foi baleado dentro de um carro blindado durante uma operação na comunidade Gogó da Ema, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
É o 63º agente de segurança morto em 2018, que agora contabiliza a morte de:
  • 58 PMs
  • 4 policiais civis
  • 1 policial federal aposentado
  • Luiz Carlos Dias, policial federal aposentado, foi morto enquanto andava pela Avenida Guignard, no Recreio, por volta das 23h.
  • O policial civil Eduardo Freire Pinto Guedes Filho, conhecido como Paquetá, foi assassinado no Engenho de Dentro.
  • O policial civil Marcus Aurélio Garcia da Fonseca foi atingido por seis tiros, quando assaltantes tentaram roubar o carro dele no Grajaú. Ele passará por nova cirurgia nesta quinta-feira.
  • Leonardo de Freitas é policial militar e estava de folga. O soldado foi abordado por dois homens numa moto em Vila Isabel.

Bope acionado para o Macacos

  • A operação desta manhã é realizada por homens da Unidade de Polícia Pacificadora da comunidade. Devido à intensa troca de tiros, o Túnel Noel Rosa, que liga os bairros de Vila Isabel e Sampaio e corta o morro, está fechado nos dois sentidos. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram acionados para dar apoio à ação.
    Um morador do Grajaú, bairro vizinho a Vila Isabel, contou que um tiro atingiu o ar-condicionado do quarto do seu apartamento e ele precisou acordar os filhos às pressas.
  • “Moro perto do Morro dos Macacos. Foi muito tiro. Morro no Grajaú, a 600 metros ou mais de onde estava tendo o tiroteio. Quando a bala bateu, fez um barulho estranho. Acordei meus filhos para tirar todos de perto da janela. E aí, começou a vazar o gás do ar-condicionado. Foi um som diferente. Como se fosse o som de um pneu cheio vazando”, relata o morador Luiz Roberto.
    Apesar do registro de intensos confrontos na região, o trânsito na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, que fica próxima à comunidade, fluía normalmente até as 7h.
  • Acessos ao Morro dos Macacos foram fechados (Foto: Infografia: Cláudia Peixoto/G1)