sexta-feira, 21 de julho de 2017

Servidores reclamam que não recebem, e governo garante que pagamento foi feito

Imagem relacionada
André, 55, investigador aposentado da Polícia Civil em Pouso Alegre, no Sul de Minas, disse que deixou de pagar três boletos bancários, nessa quinta-feira (20) porque não tinha recebido a segunda parcela do seu benefício.
Essa é uma das várias reclamações que O TEMPO recebeu, de servidores do Estado, que disseram não ter recebido seus vencimentos nessa quinta, como deveria ter ocorrido conforme calendário divulgado pelo próprio governo do Estado. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), no entanto, garantiu que todos os trabalhadores receberiam até a noite dessa quinta-feira (20).

Desde fevereiro do ano passado, os funcionários da administração estadual recebem o salário de forma escalonada. As remunerações de até R$ 3.000 são pagas integralmente, mas os vencimentos de até R$ 6.000 são depositados em duas parcelas. No caso dos funcionários que têm contracheque acima desse valor, o pagamento é parcelado em três vezes. A terceira parcela, referente ao mês de junho, tem data de pagamento marcada para a próxima quarta-feira, dia 26.

“Agora vou ter que explicar que eu não paguei minhas contas porque o governo atrasou o salário. E os bancos ainda vão me cobrar juros. Se for atrasar, pelo menos avisem. Cada hora é uma desculpa; diz que vai normalizar, e não normaliza”, desabafa André, que pediu para não ter o sobrenome divulgado. “Todo mês é essa incerteza, não podemos honrar com os compromissos nos dias certos porque o dinheiro não cai”, conta um delegado aposentado da Polícia Civil, de 61 anos, que pediu anonimato.

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas (Sindifisco-MG), Lindolfo Fernandes de Castro, afirmou que a orientação para os servidores da categoria é que, se o dinheiro não cair na conta neste sábado (22), paralise os trabalhos. “O governo disse que as coisas iriam melhorar, mas não estou vendo essa melhora. E ainda não divulgaram o calendário de pagamento de agosto. Não tem como firmar compromissos”, declarou.

Por meio de nota, a SEF informou que o pagamento da segunda parcela, marcado para essa quinta-feira (20), estava sendo depositado ao longo do dia. “Todos os servidores que fazem jus a esse pagamento receberão ainda hoje (20)”, disse a nota. Ainda segundo a pasta, a folha de pagamento do Estado é repartida em blocos, o que faz com que alguns servidores recebam a remuneração de manhã, por exemplo, e outros ao longo do dia. A secretaria informou também que a próxima escala de pagamentos será “anunciada em momento oportuno”. (Fransciny Alves)
O Tempo

Governo de MG diz que 88% dos servidores receberam duas parcelas do salário

Em nota, a Secretaria de Estado de Fazenda informou que o estado trabalha para pagar os últimos 12% 'o quanto antes'