sexta-feira, 10 de março de 2017

PM de Itaúna apresenta sistema 'Celular Seguro' para comerciantes

Usuário poderá solicitar bloqueio de celular roubado quando registrar boletim de ocorrência (Foto: Suelen Gonçalves/ G1 AM)

Ferramenta oferece prevenção contra furtos e roubos de aparelhos.
Proposta é que lojistas orientem clientes na hora da compra.
A Polícia Militar (PM) apresentou o projeto “Celular Seguro” para lojistas do ramo de venda de celulares Itaúna e Itatiaiuçu nesta quinta-feira (9). A proposta é que os próprios comerciantes divulguem a iniciativa para clientes.
O sistema representa uma ferramenta tecnológica desenvolvida para oferecer mais um meio de prevenção contra furtos e roubos de celulares.
Por meio da Identificação Internacional de Equipamento Móvel (Imei), número único que identifica cada celular, a pessoa cadastra seus dados pessoais e do aparelho no site da PM, para que, em caso de furto ou roubo, seja emitido um alerta de proteção. Desta forma, a polícia pode identificar a origem do celular em caso de abordagem, propiciando a recuperação do equipamento e detenção de criminosos.
A proposta é que os comerciantes possam também fornecer um terminal nas lojas para o cliente já saia com o celular e seus dados registrados no sistema.