terça-feira, 14 de março de 2017

Centro, Funcionários e Santa Efigênia têm o maior número de furtos e roubos, aponta APP


Mapa mostra onde o crime ocorreu (Reprodução Onde Fui Roubado)

Bairros das regiões Centro-Sul e Leste de Belo Horizonte estão entre os mais violentos de Belo Horizonte, conforme mapeamento do aplicativo Onde Fui Roubado?, ferramenta que surgiu na Bahia e se expandiu para sete capitais. O Centro é o campeão de registros, seguidos pelos bairros Funcionários, Santa Efigênia, Serra e Santo Antônio.
Por meio da plataforma, a vítima informa os locais, o tipo de crime e a dinâmica da ação. Os dados ficam disponíveis e podem ser consultados por qualquer internauta. Apesar de não ser oficial, alguns indicativos do aplicativo coincidem com números da Secretaria de Estado de Segurança Pública, casos do Centro e do Santa Efigênia, bairros que estão entre os três com mais ocorrências de furtos e roubos no ano passado e que aparecem nas primeiras posições também no ranking do Onde Fui Roubado?
“A gente viu que nessa área de segurança pública não tinha nenhuma plataforma ou serviço online para que as pessoas pudessem compartilhar os crimes que elas sofriam”, explica Filipe Norton, um dos criadores do Onde Fui Roubado?
Com 6.362 registros, Belo Horizonte aparece em terceiro lugar com mais ocorrências no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Roubo (2.430), furto (1.509), arrombamento de veículos (807), roubo de veículo (635), assalto a grupo (492) e arrombamento domiciliar (213) foram os crimes mais denunciados por meio da ferramenta. Celular (3.659), bolsa e mochila (1.815) e carteira são os objetos mais preferidos dos bandidos.
Outro dado do Onde Fui Roubado? que chama atenção aponta que 59% das pessoas que recorreram ao aplicativo registraram também ocorrência policial.

Dez pessoas são presas durante operação de combate à criminalidade no Vale do Mucuri

Pelo menos dez pessoas foram presas, nesta sexta-feira (17), durante operação de combate à criminalidade no município de Malacacheta, no V...