terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Governo deve transferir de 15 a 20 detentos da Penitenciária Antônio Dutra Ladeira


Horas após o fim do motim na Penitenciária Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o secretário adjunto de Administração Prisional, Robson Lucas da Silva, anunciou que entre 15 e 20 detentos serão transferidos da unidade para outros presídios da Grande BH, mas não especificou quando.

Por volta das 19h dessa segunda (16), presos iniciaram um movimento pedindo a saída do diretor da unidade, Rodrigo Machado, alegando que ele seria muito rígido. Alguns participantes do movimento gravaram um vídeo prometendo uma matança, caso o panorama continuasse o mesmo. A situação foi controlada por volta das 3h da madrugada e, pela manhã, apesar da grande aglomeração de policiais militares e parentes de presos em frente à penitenciária, o clima já era de tranquilidade. Machado teve a permanência no cargo confirmada.
Ciente das ameaças feitas pelos presidiários por meio de vídeos e áudios no aplicativo Whatsapp, Silva afirmou que avaliará o conteúdo e a autenticidade para tomar uma postura. "Essa situação está em levantamento pela inteligência da secretaria. O que nós temos efetivamente hoje é um nivelamento total entre as forças de segurança do estado para poder fazer repressão a esse tipo de comportamento inadequado."
Silva reconheceu a superlotação no local, que abriga 2.109 detentos, enquanto a capacidade é para 1.163. Ele afirma que o estado fez um planejamento para que motins não ocorram em outras unidades. "Nós temos uma equipe preparada para tanto, que faz um patrulhamento, uma visitação, que faz um ponto base nas unidades e que, a partir de informações de inteligência, a gente identifica possíveis movimentos que possam subverter a ordem", disse.

Dez pessoas são presas durante operação de combate à criminalidade no Vale do Mucuri

Pelo menos dez pessoas foram presas, nesta sexta-feira (17), durante operação de combate à criminalidade no município de Malacacheta, no V...