segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Detentos serram grades e fogem de presídio na Região Metropolitana de Belo Horizonte


Dez detentos fugiram na madrugada deste domingo do Presídio Regional de Ibirité, na Grande Belo Horizonte. Segundo informações da Polícia Militar, um agente penitenciário acionou a corporação, às 8h26, anunciado o desaparecimento dos presos.
Em nota, a Seap afirmou que a fuga ocorreu por volta das 3h. Ninguém foi recapturado até o momento. A secretaria disse ainda que "a direção da unidade prisional irá apurar, em procedimento próprio, se houve ilícito administrativo no caso".
Os detentos escaparam cerrando as grades das celas. Eles usaram uma corda improvisada com cobertores para facilitar a fuga. Em seguida, pularam o muro dos fundos do presídio, passaram pelo telhado de um abrigo para menores e saíram em uma rua lateral. Quatro uniformes vermelhos da Suapi foram encontrados na via, dando a entender que os criminosos fugiram nus, ou que alguém já os esperava do lado de fora com outras roupas.    
Ainda de acordo com a PM, o presídio tem capacidade para 102 detentos, mas estava com 148 antes da fuga. 
Depois de reunião com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) no último dia 6, para discutir o sistema carcerário do Estado, em decorrência da rebelião no Presídio Anísio Jobim, em Manaus, o secretário de Administração Prisional, Francisco Kupidlowsky, afirmou que a superlotação em presídios é um problema crônico. "Existiu há 15 anos e vai existir daqui a 10 anos. O que temos que fazer é trabalhar para minorar a superlotação", afirmou na ocasião.
Minas Gerais tem hoje 69,2 mil detentos. O total de vagas, no entanto, é de 38,5 mil. A situação, segundo o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de Minas Gerais, Adeílton de Souza Rocha, aumenta o risco de rebeliões. O dirigente afirma que a falta de investimentos para construção de presídios no Estado é a principal causa da superlotação dos estabelecimentos de detenção em Minas.

Detentos deixaram roupas do lado de fora do presídio
Confira os nomes e as fotos dos foragidos:
Ozeias Pereira Alves
Mateus Soterio de Jesus Silva
Gabriel da Silva
Rafael Junior da Silva Brandão
Diego Borges Barbosa
Honesson Felipe de Sousa
Ramon Henrique Freitas Faria
Richard Santana da Silva
Danilo Ferreira Gomes
Wesley Natanael Ferreira

Governo de MG diz que 88% dos servidores receberam duas parcelas do salário

Em nota, a Secretaria de Estado de Fazenda informou que o estado trabalha para pagar os últimos 12% 'o quanto antes'