quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Confronto entre PM e manifestantes contra pacote vira batalha campal no Rio de Janeiro


Manifestantes contrários ao pacote de austeridade proposto pelo estado do Rio de Janeiro e policiais militares entraram em confronto, que se espalha por várias ruas do Centro, no início da tarde desta terça-feira.
A confusão, que neste momento ganha contornos de batalha campal, é a mais longa desde o início dos protestos, que começaram a ocorrer logo depois do anúncio das medidas, no início de novembro.
O protesto, organizado por sindicatos de servidores públicos, começou ainda de manhã, em frente à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Do alto do carro de som, manifestantes disseram palavras de ordem pedindo a ocupação do Legislativo. Policiais reagiram com bombas de efeito moral e gás de pimenta. O confronto começou por volta de 13h30.
Manifestantes retiraram pedras portuguesas do calçamento das calçadas para lançar contra os policiais. A Polícia Militar (PM) usa um veículo blindado, popularmente conhecido como "caveirão", para dispersar o protesto.
Pelo menos três focos de incêndio foram registrados. Manifestantes fizeram uma fogueira com cones de trânsito e lixo. Em outro ponto, um banheiro químico foi incendiado. Militares do Corpo de Bombeiros chegaram ao local para debelar as chamas, mas foram impedidos por categoria que participam da manifestação.
Enquanto isso, a sessão segue normalmente dentro da Alerj, embora alguns deputados tenham chegado a vestir máscaras de gás dentro do prédio. Já foram aprovadas duas medidas de cortes de gastos com o próprio Legislativo (no uso de carros pelos parlamentares e com recepções durante sessões solenes) e um dos projetos do pacote, que autoriza o governo a usar notificações eletrônicas em processos da Fazenda estadual.
Os deputados decidiram alterar o calendário de votações. Agora, as sessões irão até a próxima segunda-feira (12). Inicialmente, o plano era seguir com as votações até o dia 15. Os sindicatos de servidores agendam uma paralisação geral para os dias 14 e 15.

Dez pessoas são presas durante operação de combate à criminalidade no Vale do Mucuri

Pelo menos dez pessoas foram presas, nesta sexta-feira (17), durante operação de combate à criminalidade no município de Malacacheta, no V...