quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Campanha 'Não toca na minha miga!' distribui apitos e alfinetes contra assédio no metrô de BH


Kit é distribuído no metrô de BH (Mateus Castanha/ Itatiaia)
Passageiras do metrô de Belo Horizonte estão recebendo um kit para ser usado em casos de assédio nos vagões. A Campanha 'Não toca na minha miga', do Movimento Passe Livre, distribui alfinetes, apitos e orienta as mulheres de como usá-los em caso de assédio.

“Use o alfinete para afastar o homem que estiver te assediando, espetando-o com força, e consiga espaço para soprar o apito”, orienta o informativo distribuído.
Mulheres que fazem parte do Movimento Passe Livre fazem demostração de como usar o kit nos vagões de BH.
A reportagem da Itatiaia foi às ruas da capital para saber o que as pessoas acham da campanha. A passageira Jéssica Mendes, por exemplo, considera a ação válida, mas insuficiente para acabar com o assédio no metrô. “Eu acho bom. Aconteceu comigo uma vez e arrebentei o cara dentro do metrô”, disse a jovem, que argumenta. “Se o homem que passou a mão em mim no metrô, bati nele e não adiantou, só isso (kit) não vai adiantar”.
Já o passageiro Adamastor Ferreira acha o kit interessante. No entanto, acha que o uso do alfinete para espetar o assediador pode ser arriscado. “O alfinete pode gerar uma certa confusão”, opinou. 

Comerciante flagra furto e passa coordenadas para PM pelo WhatsApp

O homem estava em um grupo da Rede de Comerciantes Protegidos, que conta com donos de lojas e policiais do 1º batalhão