terça-feira, 16 de agosto de 2016

PF deflagra 6ª fase da Operação Acrônimo que mira pagamento para campanha de governador de MG

Fernando Pimentel. Foto: Dida Sampaio/ESTADÃO.
Pedido de dinheiro foi intermediado pelo empresário Bené e chegou via pagamento ao instituto Vox Populi


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a 6ª fase da Operação Acrônimo, que investiga esquema de tráfico de influência para liberação de empréstimos do BNDES. As ações foram autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Coluna apurou que estão sendo cumpridos mandados em Minas Gerais e São Paulo de busca e apreensão e condução coercitiva. O foco é uma obra de construção do aeroporto de Catarina, em São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que foi financiada com recursos do BNDES.
Os recursos foram liberados mediante pagamento de contribuição de campanha pela empreiteira JHFS para Fernando Pimentel (PT), governador de Minas Gerais. A operação financeira foi intermediada pelo empresário Benedito Oliveira Neto, o Bené, apontado como operador do governador petista. Bené fez acordo de delação premiada. O instituto Vox Populi é alvo da operação. Conforme as investigações, a ajuda financeira foi via pagamento ao instituto de pesquisa eleitoral.
Também está entre os alvos Eduardo Serrano, atual secretário-geral da governadoria. Ele foi citado na delação do Bené como um dos intermediários de propina supostamente paga pela Odebrecht a Pimentel. Conhecido como He-Man, ele está prestando depoimento depoimento na superintendência da PF em Minas Gerais.
Na época dos fatos, o governador de Minas era Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do governo Dilma e presidente do conselho de administração do BNDES.
OUTRO LADO
A Coluna procurou a assessoria do governo de Minas que ainda não se manifestou. O Vox Populi não atendeu aos telefonemas da reportagem. A JHFS foi contatada, mas ainda não se pronunciou. A Coluna ainda não conseguiu contato com os demais nomes citados.

Dez pessoas são presas durante operação de combate à criminalidade no Vale do Mucuri

Pelo menos dez pessoas foram presas, nesta sexta-feira (17), durante operação de combate à criminalidade no município de Malacacheta, no V...