quinta-feira, 19 de maio de 2016

PF prende sete vereadores de Governador Valadares por desvios de R$ 1,5 bi


Operação “Mar de Lama” vai cumprir 41 mandados, sendo 20 de prisão
A terceira fase da Operação “Mar de Lama”, da Polícia Federal, prendeu na manhã desta quinta-feira (19) sete vereadores de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A ação apura um esquema de corrupção e desvio de verbas públicas que somam quase R$1,5 bilhão.

Um empresário, dono de uma empresa de ônibus, e o ex-diretor do serviço de água e esgoto da cidade também estão entre os detidos na operação. Ao todo, serão cumpridos 41 mandados, sendo 20 de prisão.
Os vereadores presos nesta quinta já estavam afastados dos cargos desde o mês passado. Eles são suspeitos de receber propina para aprovar os projetos.
O esquema
O grupo começou a agir em 2013, na época dos alagamentos causados pelas fortes chuvas que atingiram Governador Valadares no terceiro trimestre daquele ano. Diante da situação, o poder Executivo local decretou estado de emergência no município, visando à captação de recursos financeiros de outros entes federativos para a realização de obras e serviços  com o intuito de atenuar os efeitos negativos da inundação.
Contudo, conforme foi apurado, a organização criminosa se aproveitou da situação para fraudar procedimentos de concorrência pública, por meio dos quais tais recursos foram gastos, fazendo com que, em janeiro de 2015, fossem iniciadas as investigações para apurar a responsabilidade criminal dos envolvidos.
Entre os crimes apurados pela PF, estão oito de dispensa de licitação com inobservância das formalidades pertinentes; três crimes de fraude ao caráter competitivo de licitações; três crimes de peculato; 64 crimes de corrupção passiva; 64 crimes de corrupção ativa; três crimes de falsidade ideológica; um crime de violação de sigilo funcional; dois crimes de advocacia administrativa; um crime de organização criminosa e um crime de associação criminosa.

Dupla rouba carro e bate em viatura em praça do Coração Eucarístico

O veículo foi tomado de assalto no bairro Alípio de Melo, mas os suspeitos foram surpreendidos por uma viatura, tendo início uma perseguiç...