terça-feira, 19 de abril de 2016

Assista

Senhora Cris Santos boa noite,

Encaminho este para Vosso conhecimento e caso julgue interessante divulgar em seu renomado Blog, o vídeo do salvamento e o histórico da ocorrência no Parque Estadual do Ibitipoca realizado neste final de semana. Atendimentos como estes são realizados e a população não tem acesso as informações. É importante mostrarmos como os integrantes da PMMG e do BBM não medem esforços para salvar uma vida, inclusive colocando a sua em risco.

Em data de 16/04/2016-sab, a Guarnição Aérea de serviço na 4ª Corpaer foi acionada pelo CBU do 4º BBM, onde deu entrada na central integrada de urgência e emergência do SAMU uma ocorrência de vítima de queda em local de difícil acesso no Parque Estadual do Ibitipoca no local conhecido como "Janela para o Céu", local muito frequentado por turistas pelas belezas naturais. Inicialmente as informações davam conta que uma mulher de 27 anos ao tentar saltar o curso da água escorregou e caiu da cachoeira sofrendo uma queda de aproximadamente 30 metros e encontrava-se em um local onde ninguém conseguia acessar. De imediato o Comandante da Aeronave Sr. Maj PM Juliano estabeleceu os contatos pertinentes e determinou a equipe de serviço que prepara-se para o Salvamento. O Comandante de Operações Aéreas Sr Cap PM Rocha estabeleceu os contatos com as guarnições de salvamento do 4º BBM sob o Comando do Sr. 1º Ten BM Tristão do PMAD e com o médico do SAMU de plantão. As equipes do 4º BBM e do SAMU deslocaram para a 4ª Corpaer onde se juntaram a equipe do Pégasus 10 (ST PM Ronald e Sgt PM Domiciano) para o deslocamento até o local da ocorrência.
Após composta a Guarnição Aérea deslocamos imediatamente para o local totalizando 15 minutos de vôo até avistarmos o local do acidente e a vítima que encontrava-se caída na base da cachoeira. Fizemos um sobrevoo rápido de reconhecimento e avaliação da cena da ocorrência e constatamos que a aproximação direta com a aeronave não seria possível devido a proximidade das rochas e vegetação. Decidimos pousar próximo ao local onde estabelecemos contatos com as pessoas e funcionários do parque que nos relataram o ocorrido. Rapidamente decidimos montar uma rota de descida por rapel até a vítima para avaliarmos o seu estado. Utilizando dos equipamentos de salvamento em altura da Guarnição Aérea, os Tripulantes Operacionais ST PM Ronald e Sgt PM Domiciano montaram uma rota de rapel que possibilitou a descida até a vítima. Ficou estabelecido que o Ten BM Tristão e o Sgt PM Domiciano desceriam e fariam o atendimento e imobilização da vítima. Após a descida os militares passaram ao atendimento da vítima que encontrava-se consciente e queixava-se de dores nas costas e muito frio. O ST PM Ronald juntamente com o Cap PM Rocha desceram a maca, material para imobilização e a prancha tipo SKED para retirada de pessoa em local de difícil acesso pela aeronave. Após os trabalhos realizados pelo Ten BM Tristão e Sgt PM Domiciano de imobilização completa da vítima o restante da guarnição aérea entrou em ação. O Sr. Maj PM Juliano Piloto aproximou com a aeronave mantendo a mesma imóvel no vôo pairado enquanto o Cap PM Rocha ajudava na comunicação e visual uma vez que o local era de difícil acesso e tínhamos muitos obstáculos a serem observado e o ST PM Ronald preparou as amarrações e as cordas para descida e retirada da vítima do local. O ST PM Ronald lançou as cordas e o Sgt PM Domiciano fez a amarração final para a retirada da vítima. Atuando como Fiel o ST PM Ronald passou a acessorar o Sr. Maj PM Juliano que com muita pericia na pilotagem da aeronave passaram a retirar a vítima e o Policial SAR Sgt Domiciano do local. A manobra utilizada no salvamento foi a Extração Vertical com Maca e trata-se de uma das manobras mais complicadas e difíceis realizadas pelos Policias do Btl RpAer devido a suas particularidades atinentes a atividade aérea além dos riscos naturais do local. Após a retirada da vítima foi conduzida até a presença do médico do SAMU para as avaliações mais detalhadas ainda no parque. Feita a avaliação médica a vítima foi colocada novamente na aeronave Pégasus 10 e conduzida para a cidade de Juiz de Fora até a Sede da 4ª Corpaer onde foi repassada para a Unidade de Suporte Avançado (USA) e conduzida até o Hospital Santa Casa de Misericórdia, onde permaneceu em observação e não corre risco de morte.
A Operação contou com a participação:

PMMG / CPE / Btl RpAer / 4ª Corpaer
(Maj Juliano / Cap Rocha / ST Ronald / Sgt Domiciano)

BBM / 4º BBM / PMAD
(Ten BM Tristão e equipe)

CISDESTE / SAMU.

"ESQUADRILHA PÉGASUS: A AJUDA QUE VEM DO CÉU".



Nós vamos até onde ninguém mais vai....



Dez pessoas são presas durante operação de combate à criminalidade no Vale do Mucuri

Pelo menos dez pessoas foram presas, nesta sexta-feira (17), durante operação de combate à criminalidade no município de Malacacheta, no V...