terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Bombeiro ensina como usar o extintor automotivo corretamente

Capitão ensina como usar o extintor automotivo (Foto: Fernanda Resende/G1)

Dicas podem evitar que fogo se espalhe e saia do controle.
Extintor é equipamento obrigatório e alguns itens devem ser observados.

O extintor automotivo é um item de segurança obrigatório no Brasil, mas nem todos sabem usá-lo. Uma enquete feita pelo G1, em Uberlândia, nesta terça-feira (6), mostrou que de 15 entrevistados, 11 não sabiam como manuseá-lo.
Nesses últimos dias, o equipamento ganhou destaque tanto na mídia quanto “na boca” de quem precisava adquiri-lo. Isso se deve a resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor no dia 1º de janeiro, e estabelece que os carros devem estar equipados com os extintores ABC, e não mais com o antigo modelo BC. A falta dele acarreta em multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com isso, a procura pelo equipamento superou o estoque e fez até com que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) adiasse por 90 dias o início da obrigatoriedade. De acordo com a Polícia Militar (PM), em Uberlândia, nenhum auto de infração foi lavrado no período de 1º a 5 de janeiro referente a falta de extintor automotivo.
Segundo Relson Machado, a maioria dos focos de incêndio ocorrem devido a problemas no motor do carro. Para conte-lo, é necessário fazer uma pequena abertura no capô e fazer a aplicação do agente extintor de forma a eliminar esse princípio de incêndio. “A pessoa jamais deverá abrir o capô de uma vez, pois o oxigênio dá vida à chama e aumenta o fogo”, salientou. Para sanar dúvidas em relação a utilização do extintor, a reportagem conversou com o capitão do Corpo de Bombeiros Relson Macedo. Segundo ele, em caso de princípio de incêndio basta retirar o equipamento do veículo e em seguida romper o lacre de segurança. “Depois do procedimento, considerado simples, basta apertar o gatilho do extintor e fazer a aplicação para conter as chamas”, disse.
O capitão disse também que é importante observar três itens no extintor, que podem afetar o resultado caso haja a necessidade de utilização. “O equipamento tem que estar com o lacre, a pressão deve estar com o ponteiro apontado para o verde e a data de validade em dia”, afirmou.

Veja o vídeo e aprenda a utilizar o extintor automotivo corretamente:

Dez pessoas são presas durante operação de combate à criminalidade no Vale do Mucuri

Pelo menos dez pessoas foram presas, nesta sexta-feira (17), durante operação de combate à criminalidade no município de Malacacheta, no V...