terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Bombeiros de Juiz de Fora simulam resgate em desmoronamento

Treinamento acontece na obra do novo shopping, na Zona Norte de Juiz de Fora (Foto: Reprodução TV)

Treinamento é para socorro de vítimas em escombros.
Exercício também é dado a policiais, Exército e socorristas do Samu.

Bombeiros de Juiz de Fora iniciaram nesta terça-feira (16) um treinamento de resgate em escombros em casos de desmoronamento. As aulas são ministradas em todo o Estado e, na cidade, incluem também policiais militares e Exército, além de socorristas do Samu. Os desafios são grandes e são muitos os riscos, como o de andar sobre pedras soltas.
"O bombeiro busca a estabilidade, na posição que nós chamamos de 'Três Pontas', nunca andando naturalmente sobre o escombro. Quando a edificação é colapsada e torna-se um escombro, a posição para se locomover é de joelhos. Daí a importância de trabalharmos com equipamentos de proteção, como joelheiras e cotoveleiras, para a gente se proteger e percorrer o local de forma estável", explicou o capitão Rafael Cosendey.
Em Minas Gerais, a maior parte dos desmoronamentos é decorrente de temporais. Ao todo, serão três dias de aulas práticas. O primeiro dia de treinamento, nesta terça (16), foi para conhecer e aprender a usar as ferramentas corretas.
O trabalho de resgate em desmoronamentos é exaustivo e, por isso, os militares são orientados a economizar forças. Para tal, existem técnicas que ajudam. "A técnica para manusear a marreta possibilita uma quebra maior dos escombros. E é preciso deixar que a própria vibração da marreta facilite a quebra do material", ensinou o sargento Wesley Faria.
Do G1 Zona da Mata

Governo de MG diz que 88% dos servidores receberam duas parcelas do salário

Em nota, a Secretaria de Estado de Fazenda informou que o estado trabalha para pagar os últimos 12% 'o quanto antes'